Redação Placar Vivo Notícia em contexto

F1: Fittipaldi revela que pensou em se aposentar em 1972

Emerson Fittipaldi revelou que quase abandonou a Fórmula 1 logo após conquistar seu primeiro título mundial. O brasileiro admitiu que cogitou encerrar a

F1: Fittipaldi revela que pensou em se aposentar em 1972
Curadoria Placar Vivo · Nota editorial: 90/100

Entenda em 30 segundos

  • Emerson Fittipaldi revelou que quase abandonou a Fórmula 1 logo após conquistar seu primeiro título mundial.
  • A revelação foi feita durante participação no podcast Beyond The Grid.
  • Veja como esse assunto impacta a luta pelo campeonato da FIA Formula One World Championship na central de Fórmula 1.

Resumo da Redação

  • Emerson Fittipaldi revelou que quase abandonou a Fórmula 1 logo após conquistar seu primeiro título mundial. O brasileiro admitiu que cogitou encerrar a
  • O brasileiro admitiu que cogitou encerrar a carreira no auge da conquista de 1972, quando defendia a Lotus.
  • Veja a central de Fórmula 1 de FIA Formula One World Championship para acompanhar como esse tema afeta o campeonato de pilotos e construtores.

Por que acompanhar

Na Fórmula 1 — especialmente no contexto de FIA Formula One World Championship, a diferença entre equipes se constrói corrida a corrida: atualizações técnicas, escolhas de pneus, clima e estratégia de pit stop podem mudar completamente o resultado. Entender esse contexto é fundamental para quem acompanha a temporada.

Editoria Fórmula 1
Competição FIA Formula One World Championship
Leitura Contexto da Redação

Contexto Placar Vivo

Na Fórmula 1 na FIA Formula One World Championship, cada decisão de bastidores — de atualizações de aerofólio a trocas de motor — pode valer décimos de segundo que definem pódios. O Placar Vivo acompanha o calendário, as corridas sprint e as movimentações técnicas das equipes para dar ao leitor o contexto necessário para entender a temporada.

O que aconteceu

Emerson Fittipaldi (BRA).

Emerson Fittipaldi revelou que quase abandonou a Fórmula 1 logo após conquistar seu primeiro título mundial. O brasileiro admitiu que cogitou encerrar a carreira no auge da conquista de 1972, quando defendia a Lotus. A revelação foi feita durante participação no podcast Beyond The Grid. Segundo Fittipaldi, a ideia surgiu depois de realizar o grande objetivo que havia motivado sua saída do Brasil rumo à Europa. O bicampeão afirmou que chegou a comunicar a decisão ao pai, Wilson Fittipaldi, e ao irmão durante um almoço na Suíça. “Quando ganhei meu primeiro campeonato, voltei para casa, na Suíça, e almocei com meu pai e meu irmão. Olhei para o meu pai e disse: ‘Vou me aposentar da F1 depois de Monza’”, contou Emerson. O ex-piloto explicou que, naquele momento, acreditava já ter alcançado tudo o que desejava no automobilismo. “‘Deixei o Brasil, tinha o sonho de ser um piloto de GP, ganhei o campeonato mundial. O que mais eu quero?’”, relembrou. Segundo Fittipaldi, o conselho do pai foi decisivo para mudar sua trajetória na categoria. “Meu pai me disse que, do jeito que eu gostava de correr, em um, dois ou três anos eu voltaria para a F1, e seria mais difícil do que continuar”, afirmou. Emerson também lembrou que a Fórmula 1 da época era marcada por muitos acidentes, fator que influenciava suas reflexões sobre permanecer no esporte. O brasileiro destacou ainda que precisava encontrar novos objetivos para continuar motivado. “Como atleta, você sempre precisa de um novo desafio”, afirmou. A decisão de seguir na categoria acabou levando Emerson ao bicampeonato com a McLaren em 1974 e, posteriormente, ao projeto da equipe Copersucar-Fittipaldi, criada ao lado do irmão Wilson Fittipaldi Jr. em 1976.

Fonte: F1 Mania