Redação Placar Vivo Notícia em contexto

F1: Gasly acredita que Alpine pode estar no topo do pelotão intermediário

A Alpine deixou o GP de Miami de Fórmula 1 com sinais positivos de evolução, e Pierre Gasly fez questão de destacar a importância do momento vivido pela

F1: Gasly acredita que Alpine pode estar no topo do pelotão intermediário
Curadoria Placar Vivo · Nota editorial: 90/100

Entenda em 30 segundos

  • A Alpine deixou o GP de Miami de Fórmula 1 com sinais positivos de evolução, e Pierre Gasly fez questão de destacar a importância do momento vivido pela
  • Com isso, a expectativa agora é que a equipe consiga repetir esse nível de competitividade no GP do Canadá.
  • Veja como esse assunto impacta a luta pelo campeonato da FIA Formula One World Championship na central de Fórmula 1.

Resumo da Redação

  • A Alpine deixou o GP de Miami de Fórmula 1 com sinais positivos de evolução, e Pierre Gasly fez questão de destacar a importância do momento vivido pela
  • Mesmo após abandonar a corrida principal nos Estados Unidos, o francês afirmou que o desempenho apresentado no fim de semana foi 'surpreendentemente bom' em comparação aos concorrentes do pelotão intermediário.
  • Veja a central de Fórmula 1 de FIA Formula One World Championship para acompanhar como esse tema afeta o campeonato de pilotos e construtores.

Por que acompanhar

Na Fórmula 1 — especialmente no contexto de FIA Formula One World Championship, a diferença entre equipes se constrói corrida a corrida: atualizações técnicas, escolhas de pneus, clima e estratégia de pit stop podem mudar completamente o resultado. Entender esse contexto é fundamental para quem acompanha a temporada.

Editoria Fórmula 1
Competição FIA Formula One World Championship
Leitura Contexto da Redação

Contexto Placar Vivo

Na Fórmula 1 na FIA Formula One World Championship, cada decisão de bastidores — de atualizações de aerofólio a trocas de motor — pode valer décimos de segundo que definem pódios. O Placar Vivo acompanha o calendário, as corridas sprint e as movimentações técnicas das equipes para dar ao leitor o contexto necessário para entender a temporada.

O que aconteceu

F1: Gasly acredita que Alpine pode estar no topo do pelotão intermediário

A Alpine deixou o GP de Miami de Fórmula 1 com sinais positivos de evolução, e Pierre Gasly fez questão de destacar a importância do momento vivido pela equipe. Mesmo após abandonar a corrida principal nos Estados Unidos, o francês afirmou que o desempenho apresentado no fim de semana foi 'surpreendentemente bom' em comparação aos concorrentes do pelotão intermediário. Com isso, a expectativa agora é que a equipe consiga repetir esse nível de competitividade no GP do Canadá. Gasly acredita que será fundamental manter a vantagem de desempenho mostrada em Miami, para consolidar a Alpine entre as forças mais fortes do meio do grid em 2026. Durante o fim de semana na Flórida, Gasly garantiu um ponto ao terminar a corrida Sprint na oitava posição. No GP principal, porém, o francês abandonou ainda nas voltas iniciais após um acidente causado por Liam Lawson, da Racing Bulls. Mesmo com o abandono do companheiro de equipe, Franco Colapinto levou o carro da Alpine até a oitava colocação, resultado que virou sétimo lugar após a punição de vinte segundos aplicada a Charles Leclerc depois da corrida. Com isso, a equipe alcançou 23 pontos nas quatro primeiras etapas da temporada, um a mais do que somou durante todo o campeonato de 2025. Pierre Gasly (FRA) Alpine F1 Team. Foto: XPB Images “Obviamente, espero que seja igual no Canadá. Acho que Miami foi surpreendentemente boa para nós em comparação ao restante do pelotão intermediário, e espero que isso não tenha acontecido apenas por causa das características da pista”, afirmou Gasly. O francês destacou que a equipe terá trabalho importante nas próximas semanas para entender melhor o desempenho do carro, e preservar a vantagem conquistada recentemente. Segundo ele, aproveitar o bom momento foi essencial para a Alpine ganhar confiança antes da sequência do campeonato: “Haverá mais trabalho nas próximas duas semanas, mas foi importante capitalizar essa boa forma. Agora precisamos trabalhar para garantir que ainda teremos essa vantagem de ritmo quando chegarmos ao Canadá”, acrescentou. Gasly também admitiu que encontrou dificuldades específicas em Miami, especialmente em voltas rápidas. O piloto foi superado por Colapinto nas duas sessões classificatórias do final de semana e revelou que a equipe busca entender os problemas de tração que afetaram seu desempenho. “Acho que o grid está um pouco mais espalhado do que imaginávamos. As diferenças para os carros da frente provavelmente eram maiores. Do meu lado, existem três ou quatro décimos que precisamos encontrar, entendendo as dificuldades que tive com a tração. Mas os carros atrás claramente parecem ter dado um passo para trás em comparação conosco. Ainda assim, prefiro estar nesta posição antes do Canadá, mas precisamos garantir que manteremos essa vantagem”, concluiu o ploto francês.

Fonte: F1 Mania